sábado, 13 de março de 2010

Palavras que não me cabem - Allyson Alves

Outro dia me peguei dizendo coisas que nem me passavam pela cabeça. Não sei se é normal, se isso faz sentido, mas não combina muito comigo. Temos que responder por aquilo que falamos, e é sempre muito difícil quando falamos sem pensar, sem medir as conseqüências. E é possível dizer algo sem pensar antes? Sair construindo frases desordenadamente sem sequer contextualizar? É... não sei, mas fiz!
Falar é um vício, e um grande perigo. Falar é necessário, um exercício incansável, a porta pro imaginário do outro. É a causa de muitos conflitos, o ato, ou se recusar a fazê-lo. É o início de muitos amores, duradouros ou passageiros, ou uma tentativa infeliz de se conseguir a companhia e/ou o beijo de alguém (há quem planeje algo mais).
Falar é simples, mas saber o que dizer, e como dizer é complicado. Por isso, pensar! Por que não? Pensar antes de falar e não correr o risco de ser mal interpretado. De qualquer forma, é ainda uma tarefa difícil. Cada um com seu pensamento silencioso, em particular, mesmo os que têm o pensamento mais alto, mas estamos todos sempre pensando em particular. E pensar diferente faz com que cada um de nós se expresse de formas diferentes, e às vezes tão bem esclarecidos. Às vezes não, (eu mesmo) por muitas vezes expressando algo incompatível com o pensamento, gerando uma confusão generalizada do assunto entre quem discutia.
Tem quem fale com a boca, com o rosto, com os olhos, com o corpo, com as mãos, e, como é muito comum hoje em dia, com os dedos. Falar à distância, sem olhar nos olhos e poder dizer o que sente e o que pensa sem aquele clima desconsertante de ter o outro assistindo o seu ato de apenas dizer. Tímidos se apresentam e verdades brotam até mesmo sem os próprios descobrirem de onde saíram. Para quem tem muito a dizer, escrever é uma boa solução. Para quem não sabe o que dizer, escrever também é uma boa solução, como pra quem não sabe como dizer, como fazer ou como esquecer.
Escrever é poder enxergar as palavras, quase como um espelho. Vemos aquilo que não vemos quando está em nós. Escrever engrandece, envaidece, dá asas à imaginação, permite o reler físico além do psíquico, para melhor compreensão daquilo que se quer comunicar, ou relatar. Escrever é aliviar o peso de ter que carregar as palavras em forma de pensamento, todas, dentro da cabeça.
E como saber o que é real ou irreal? As palavras mentem? Não! As palavras disfarçam, enganam, porque são manipuladas. Palavras ditas têm valor de verdade? Passam total certeza de que estão carregando a verdade até o fim da frase? E as escritas? São mais confiáveis? Palavras não distinguem o certo do errado por si mesmas, palavras lindas, de amor, podem ser cruéis, causar danos... dor. E como saber? Ainda não descobri, mas vamos continuar tentando entender.
No fim desse texto, deixo claro de que não há em mim a certeza de que soube me expressar. Como eu pretendia, não sei, tentei, mas eu me expressei. A força da palavra está na liberdade de expressão. Escrever pode ser só um jeito tímido de dizer: “Eu amo você” ou “Eu odeio você”. Falar é dirigir-se ao outro com a sua palavra, a expressão oral e vital, do seu próprio corpo. Agora eu vejo que pensei, escrevi, usei de palavras para tentar me expressar, tentar dizer, tentar mostrar, e, principalmente, me fazer entender que falar é algo belíssimo, porém, complicado de se fazer.

3 comentários:

Flavio Braga disse...

É, Allyson, sua fala foi perfeita quando disse que quando escrevemos visualizamos as palavras. Escrevendo dá tempo pra pensar meticulosamente nos efeitos delas, o que nao ocorre quando se está falando, já que o pensamento pode ser mais rápido do que nosso esforço para evitar falar alguma besteira...
Já te disse que seu blog é muito bom, continue assim!
Abraço!

Joy disse...

Pra mim escrever é melhor q falar...cada um se expressa melhor de uma maneira ne!Bju!

**Palavras e Cia** disse...

Adorei o post...me fez lembrar q cada um tem um jeito melhor para se expressar...e o meu é escrevendo..parece q as palavras fazem mais sentidos quando escritas!!Bju!